A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) confirmou a concessão de registro definitivo para o remdesivir, medicamento usado para combater casos graves de covid-19, conforme antecipado pelo Valor Econômico.
O remdesivir foi o primeiro medicamento a comprovar eficácia no combate aos sintomas da doença e já foi liberado para uso nos Estados Unidos. A Anvisa autorizou em junho do ano passado os testes com o medicamento.
Também foi anunciado registro definitivo para a vacina da AstraZeneca, desenvolvida em parceria com a Universidade de Oxford e a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), que até então tinha apenas autorização de uso emergencial.
Com isso, ficará liberada a aplicação do imunizante em todas as suas versões, tanto as doses prontas que virão do exterior quanto aquelas produzidas no Brasil, pela Fiocruz.
Ao revelar a concessão dos registros, o gerente-geral da área de Medicamentos da Anvisa, Gustavo Mendes, lembrou que a situação da pandemia no Brasil é "triste e desesperadora".
Ele também, fez um balanço da situação de outras quatro vacinas que poderão vir a ser usadas no Brasil: Janssen, Moderna, Sputnik V e Covaxin. Nenhuma delas ainda pediu o uso emergencial no país.
Mendes mencionou ainda outras seis vacinas que a Anvisa vem acompanhando e que podem ser disponibilizadas futuramente no país. (do Valor Econômico)
2020 © CNF Cursos Todos os direitos reservados.