BLOG

BC será ouvido sobre nomeações de diretores de bancos federais

26/03/2018

BC será ouvido sobre nomeações de diretores de bancos federais


O presidente Michel Temer se encontrou, neste domingo, com o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, para discutir a edição de uma norma pela qual a nomeação de dirigentes de bancos públicos federais terá que ser aprovada pelo Banco Central. A ideia é evitar que essas instituições sejam usadas em negociações políticas e assegurar que elas sejam comandadas por pessoas com qualificação técnica.

Ao GLOBO, o ministro Meirelles afirmou que o governo ainda está avaliando qual o instrumento jurídico adequado para a adoção desta norma. Segundo ele, a medida não faz parte da agenda de autonomia do BC. A legislação já prevê que a autoridade monetária se posicione sobre a nomeação de dirigentes de bancos privados e bancos públicos estaduais, mas não trata dos bancos federais.

No entanto, essas instituições, incluindo Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil, Banco da Amazônia e Banco do Nordeste, têm sido usadas para contemplar indicações políticas de partidos. O presidente da Caixa, Gilberto Occhi, por exemplo, deixará o cargo esta semana para assumir o Ministério da Saúde. O titular da pasta, Ricardo Barros, vai sair para disputar uma vaga na Câmara dos Deputados. Ambos são do PP. (de O Globo)





Cursos