BLOG

Bolsonaro nomeia um militar como novo número 2 do MEC

29/03/2019

Bolsonaro nomeia um militar como novo número 2 do MEC


O tenente-brigadeiro Ricardo Machado Vieira foi nomeado secretário-executivo do Ministério da Educação (MEC) nesta sexta-feira. A portaria é assinada pelo presidente Jair Bolsonaro.

Vieira era assessor especial do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), órgão ligado ao MEC, e é o terceiro indicado ao cargo após a demissão do titular Luiz Antonio Tozi há cerca de duas semanas.

Iolene Lima, ligada à Igreja evangélica, foi a última cotada para assumir a posição, mas sua nomeação foi barrada e, na semana passada, também foi desligada. A exoneração foi oficializada na edição de quinta-feira do Diário Oficial da União (DOU).

A dança das cadeiras ocorre em meio ao desgaste do ministro da Educação, Ricardo Vélez Rodriguez, cuja demissão chegou a ser noticiada nesta semana, mas depois negada por Bolsonaro.

Bolsonaro tem uma reunião marcada na manhã desta sexta-feira com o ministro da Educação. O encontro será às 10h30 no Palácio do Planalto.

A reunião pode definir o destino de Vélez, que vem sendo alvo de críticas devido às mudanças realizadas em postos estratégicos da pasta e pela ausência de resultados nestes três meses de governo.

Militares e ex-alunos do filósofo Olavo de Carvalho, que influenciou a nomeação do atual ministro, são os principais grupos que dividem o poder no MEC. (do Valor Econômico)





Cursos