BLOG

Dólar recua e Bolsa sobe com melhora no cenário externo

03/07/2018

Dólar recua e Bolsa sobe com melhora no cenário externo


O dólar opera em baixa diante da melhora do ambiente de negócios internacional, onde as bolsas sobem e a moeda americana recua. Por volta das 11h, o dólar à vista caía 0,28%, aos R$ 3,8980.

A Bolsa abriu em alta e assim permanece, acima dos 73 mil pontos. O exterior positivo também colabora para a valorização das ações no Brasil nesta terça-feira.  No mesmo horário, o Ibovespa subia 0,69% aos 73.345 pontos.

Todas as blue chips (ações mais negociadas) contribuem para a valorização do principal indicador da Bolsa brasileira, inclusive Vale e Petrobrás. A petroleira é destaque de alta no pregão de hoje.

Lá fora, embora as disputas comerciais entre Estados Unidos e China continuem no radar, o clima é mais ameno após o presidente americano Donald Trump ter afirmado que não pretende deixar a Organização Mundial do Comércio (OMC) e que anunciará novos acordos comerciais em breve.

Diante do sinal de baixa do dólar até o momento, o Banco Central pode não realizar novamente leilão extraordinário no mercado de câmbio, marcando a sétima sessão consecutiva sem leilões de novos contratos de swap (venda de dólar no mercado futuro) e a terceira sem operação de linha com recompra.

No radar dos agentes financeiros está o "estado de greve" dos caminhoneiros, disse um operador de uma corretora. Uma nova paralisação não tem sido descartada pela categoria nos últimos dias caso a MP 832, que institui a política de preços mínimos do transporte rodoviário de cargas, não seja votada.

Segundo o relator da matéria, deputado Osmar Terra (MDB-RS), a expectativa é de apresentar o texto ainda hoje na comissão especial que analisa a MP, o que, se confirmado, eleva a chance de o texto ser apreciado no plenário da Câmara amanhã e, no plenário do Senado, no dia 11 de julho, antes do recesso. (de O Estado de S. Paulo)





Cursos