BLOG

FMI tem a indiana Gita Gopinath como nova economista-chefe

02/10/2018

FMI tem a indiana Gita Gopinath como nova economista-chefe


O Fundo Monetário Internacional (FMI) escolheu Gita Gopinath como nova economista-chefe para suceder Maurice Obstfeld no fim de 2018. O atual chefe de pesquisa econômica havia anunciado sua aposentaria em julho.

Gita é atualmente professora de Estudos Internacionais e Economia da Universidade de Harvard. É também coeditora da American Economic Review e codiretora do Programa Internacional de Finanças e Macroeconomia do National Bureau of Economic Research (NBER).

Ela é autora de 40 artigos de pesquisa sobre taxas de câmbio, comércio e investimento, crises financeiras internacionais, política monetária, dívida e crises de mercados emergentes.

A próxima economista-chefe do Fundo nasceu e cresceu na Índia. É Ph.D. em economia pela Universidade de Princeton (2001), depois de obter o bacharelado na Universidade de Delhi e mestrado pela Delhi School of Economics e pela University of Washington. Gita ingressou na Universidade de Chicago em 2001 como professora-assistente antes de se transferir para Harvard em 2005, onde se tornou professora titular em 2010.

Segundo nota da diretora-geral do FMI, Christine Lagarde, “Gita é uma das economistas mais importantes do mundo, com credenciais acadêmicas impecáveis, um histórico comprovado de liderança intelectual e ampla experiência internacional”. (do Valor Econômico)





Cursos