BLOG

Ibovespa acelera aos 79 mil pontos com cenário político

20/07/2018

Ibovespa acelera aos 79 mil pontos com cenário político


O bom humor dos investidores com o ambiente político no Brasil, depois da notícia de que o centrão vai apoiar a candidatura de Geraldo Alckmin (PSDB), leva o Ibovespa a se consolidar perto dos 79 mil pontos, depois de renovar a máxima intradia desde meados de maio.

Por volta das 10h50, o índice subia 2,06%, aos 79.080 pontos, depois de ir à máxima nos 79.354 pontos (+2,41%) — maior patamar desde 25 de maio deste ano, quando atingiu os 80.628 pontos. Do fechamento de ontem até agora, o Ibovespa recuperou cerca de 1.500 pontos.

Analistas notam que é difícil dizer se o Ibovespa conseguirá manter a performance até o fim do pregão, porque é comum que, com a entrada de grandes fundos e o ajuste de posição de investidores do “day trade”, haja uma acomodação da bolsa ao longo do dia. Os investidores de “day trade” são aqueles que ajustam suas carteiras num único pregão, buscando embolsar lucros na mesma sessão.

“Mas é fato que o mercado está comprando um fortalecimento do Alckmin para a eleição. E, tecnicamente, o índice também está forte”, afirma Luis Gustavo Pereira, estrategista da Guide Investimentos. “O fluxo pode acabar arrefecendo durante a tarde, em especial para quem não quer ficar ‘comprado’ no fim de semana, mas a notícia tem força para retirar o peso do exterior, porque se trata de um passo importante para o Alckmin.”

Ontem, o grupo formado por PP, PR, DEM, PRB e SD fechou apoio ao pré-candidato do PSDB, e a formalização da decisão deve ocorrer nos próximos dias. Um dos principais saldos para Alckmin com isso é o ganho de tempo de televisão.

Para o estrategista da Guide, porém, a volatilidade em termos eleitorais ainda deve permanecer alta, e o Ibovespa só conseguiria destravar o ritmo positivo rumo às máximas históricas, caso o ambiente mais favorável para Alckmin se converta de fato em ganho de tração nas intenções de voto do eleitorado.

“O assunto eleição vai ganhando cada vez mais força a partir de agora. Se ele [Alckmin] começar a andar nas pesquisas eleitorais, aí poderemos falar em Ibovespa acima de 87 mil pontos ou em 90 mil pontos”, afirma.

A alta do dia se alastra entre diversos setores de peso, como bancos e a própria Petrobras. A Gol lidera os ganhos do Ibovespa nesta manhã (+5,81%), mesma direção de Petrobras PN (+4,18%), Petrobras ON (+2,63%), Bradesco ON (+3,85%), Bradesco PN (+2,90%), Itaú Unibanco (+2,36%) e Banco do Brasil (+3,96%). A Vale ON cai 0,18%. (do Valor Econômico)





Cursos