BLOG

Minério dispara na China e anima ações de mineradoras

11/02/2019

Minério dispara na China e anima ações de mineradoras


Os contratos futuros do minério de ferro chineses subiram 8% nesta segunda-feira (11), atingindo o limite diário de alta, após o mercado ficar praticamente suspenso na semana passada por conta do feriado chinês de comemoração do Ano Novo Lunar.

Os investidores continuam apostando na alta do minério após o rompimento da barragem da Vale em Brumadinho (MG) e nas consequências para a produção da companhia brasileira. Com a oferta reduzida no curto prazo, a maior parte dos embarques do minério de ferro da Vale para a China permanecerá prejudicada.

Os contratos do minério de ferro para maio atingiram o maior patamar em mais de um ano na bolsa chinesa de Dalian, enquanto os futuros de vergalhões de aço em Xangai subiram 3,2% no pregão pós-feriado.

Na esteira desse aumento de preço, as ações de companhias mineradoras listadas na Bolsa de Londres sobem nesta segunda-feira (11).

Os papéis da Rio Tinto estão entre as que mais avançam na sessão de hoje. Há pouco, a alta era de 1,4%, para 43,20 libras esterlinas.

Em relatório, os analistas do banco de investimentos Jefferies afirmaram que a ação da Rio Tinto está “barata”, tendo em vista a aproximação do preço do minério de ferro do patamar dos US$ 95 por tonelada.

Na sessão de hoje, também registram alta os papéis da BHP. Há pouco, as ações avançavam 1,1%, para 17,22 libras esterlinas. No mesmo momento, Glencore subia 0,24%, para 2,92 libras esterlinas.

Os papéis da Anglo American operavam praticamente estáveis, em leve queda de 0,1%, para 19,32 libras esterlinas. (do Valor Econômico)





Cursos