BLOG

Para diretor do Banco Inter LCI é mais vantajosa que os CDBs

29/04/2019

Para diretor do Banco Inter LCI é mais vantajosa que os CDBs


O blog Econonews, de O Estado de S. Paulo, entrevistou Rafael Rodrigues, diretor de investimentos do Banco Inter, para esclarecer uma dúvida que muitos têm na hora de investir: o que vale mais a pena, CDB ou LCI?

Antes de tudo, é importante entender que o CDB é um título que os bancos emitem para captar recursos para o os próprios bancos. Você acaba “emprestando” dinheiro para o banco e ganha uma recompensa em juros neste investimento. Já as LCIs também são oferecidas pelos bancos, mas para uma finalidade mais específica: captar recursos para o setor imobiliário.

Estas, porém, não são as únicas diferenças. A incidência do imposto de renda ocorre apenas no CDB, enquanto nas LCIs há isenção de 100%.

Dessa maneira, não basta comparar apenas as remunerações que vemos “na tela”. Devemos também calcular o desconto do imposto de renda para o período do investimento, antes de fazer a comparação. Só aí é que será possível decidir qual é o melhor investimento.

Quanto às semelhanças, ambas as aplicações são cobertas pelo FGC, o Fundo Garantidor de Crédito. Assim, caso você invista até R$ 250 mil, o seu investimento estará 100% protegido.

Rafael Rodrigues, assim, dá a indicação de que lá no Banco Inter, para investimentos de 180 dias, normalmente as LCIs levam uma vantagem adicional em relação ao CDB. (blog em O Estado de S. Paulo)





Cursos