Curso

Documentoscopia e Grafoscopia na Detecção de Fraudes em Assinaturas

Objetivos


Oferecer aos participantes técnicas e informações que permitam minimizar os riscos que incorrem na efetivação de operações fraudulentas através da análise documental e assinaturas.


 Turma em formação

Carga Horária: 16 horas

DOCUMENTOSCOPIA:

1. Teoria Geral da Fraude
1.1. Ferramentas mais usadas pelos golpistas
1.2. Técnicas e Fatores Psicológicos

2. Documentoscopia
2.1. Documentos: conceito, elementos de segurança e características
2.1.1. Cédula de Identidade (RG)

2.1.1.1. Elementos de segurança
2.1.1.2. Características do documento
2.1.2. Características do CPF
2.1.3. Carteira Nacional de Habilitação (CNH)
2.1.3.2. Características do documento
2.1.4. Procurações
2.1.4.1. Tipos
2.1.4.2. Poderes
2.1.5. Boletos
2.1.6. Cheques

GRAFOSCOPIA

1. Grafoscopia
2. Colheita de Padrões
3. Evolução do Grafismo
4. Fases na Produção do Grafismo
5. Princípios e Leis do Grafismo
6. O Grama e a Forma
7. O Inconsciente no Comando da Escrita
8. Causas que Modificam a Escrita
9. Elementos do Gesto Gráfico
9.1. Espontaneidade
9.2.  Dinâmica da Escrita
9.3. Principais Elementos de uma Assinatura, sua Imagem, e seus grupos
9.3.1. Elementos de ordem geral
9.3.2. Elementos de ordem genética
10. Indícios Primários de Falsidade em Assinaturas
11. Principais Tipos de Falsificações

 

Observações

Parte Prática

Durante todo o curso a parte teórica está aliada à parte pratica, favorecendo aos participantes a fixação dos conteúdos, sendo que ao final são passados exercícios para identificação de fraudes ou autenticidade de assinaturas.

O conteúdo combina teoria e prática, incluindo exercícios e dinâmicas que proporcionam o compartilhamento de experiências entre os participantes. O material de apoio consiste em apostilas entregues a todos os colaboradores.


Recursos Instrucionais

É recomendável que os participantes levem suas cédulas de identidade (RG), carteiras nacionais de habilitação, cheques (uma única folha), Carteira de Trabalho Profissional (novo modelo digitalizado), importante ressaltar que pode ser apenas um documento não sendo obrigado levar todos.

Profissionais que tenham atividade ligada às Operações de Câmbio, Abertura de Contas, Concessão, Cadastro e Formalização de crédito, Administradoras de Cartões de Crédito, Operadores de Financiamento, Consórcios, Seguros, Auditoria, Inspetoria, Atendimento ao Cliente (vendas) e Setor de Serviços em geral.


Conhecimentos necessários

Não há, qualquer profissional pode participar.

Corpo Docente ABBC Educacional. Entre em contato conosco pelo email cursos@cnf.org.br para mais informações sobre o instrutor do treinamento.

  Boleto Bancário
Com vencimento em 3 dias corridos após sua emissão, antes do início do curso ou até sua véspera.

  Crédito em Conta
Deverá ser realizado um depósito bancário na conta da CNF.

  Cartão de Crédito - via Site
O pagamento poderá ser parcelado em até 6 vezes (sem juros) no cartão, diretamente em nosso site, ao final do processo de inscrição.

  Cartão de Crédito - na CNF
O pagamento poderá ser parcelado em até 6 vezes. A primeira parcela deverá ser efetuada, por depósito bancário, antes da realização do treinamento, as restantes serão pagas no primeiro dia do curso com o cartão de crédito. Para definir esta opção, na etapa de pagamento marque o item: "Crédito em conta".

A nota fiscal será emitida após o término do curso.

Casos especiais deverão ser discutidos com a Área de Cursos e Eventos, pelo telefone (61) 3218-5371 ou e-mail: cursos@cnf.org.br.

A confirmação da realização do curso está sujeita a quórum. No caso de cancelamento, todo e qualquer valor pago a título de inscrição será devolvido, porém não nos responsabilizamos por gastos com passagens aéreas, traslados, hospedagem ou qualquer outra despesa.

Após a confirmação do curso, não é possível cancelar inscrições, somente substituir participantes. Para isso, contate-nos pelo e-mail cursos@cnf.org.br.

Caso não localize sua confirmação de inscrição, verifique sua caixa de e-mails (inclusive a pasta anti spam), ou contate-nos: cursos@cnf.org.br ou (61) 3218-5371.

Curso realizado por meio da parceria entre a Confederação Nacional das Instituições Financeiras (CNF) e a Associação Brasileira de Bancos (ABBC). Serão conferidos certificados CNF / ABBC aos participantes que frequentarem 85% da carga horária prevista.

Documentoscopia e Grafoscopia na Detecção de Fraudes em Assinaturas


Confira Depoimentos de Quem já Participou deste Curso

Quem fez este curso também fez...

Blog