Carrinho vazio

Curso

Back Office para Cooperativas - Operacionalização das Atividades

Objetivos


Propiciar conhecimento das práticas gerenciais aos profissionais das cooperativas em relação a aplicabilidade de sistemas de negociação e pós-negociação, nas demandas das áreas de negócio, suporte, e infraestrutura de custódia e liquidação no mercado financeiro nacional.


 Turma em formação

Carga Horária: 18 horas

Módulo 1 - Sistema Financeiro Nacional

1.1. Funções, organização e caracteristicas

1.2. A inserção das cooperativas no Brasil e no Mundo

1.3. Comparativos Internacionais

1.4. Aspectos Regulatórios

 

Módulo 2 – Produtos Financeiros

2.1. Indicadores Financeiros e Formação de Juros

2.2. Produtos de Renda Fixa (Títulos Públicos e Privados)

2.3. Produtos Renda Variável

2.4. Derivativos

2.5. Fundos de Investimentos

 

Módulo 3 – Sistemas Pagamento, Negociação e Liquidação

3.1. Sistema de Pagamentos Brasileiro – Funções e Características

3.2. Avaliação de Riscos de Pagamento

3.3. Movimentações Brutas e Líquidas.

3.4. Sistemas de Transferência de Valores

3.5. Sistemas de Negociação, Custódia e Liquidação Financeira no Brasil

3.5.1. Sistema Selic

3.5.2. Sistemas BVMF

3.5.3. Sistema Cetip

3.5.4. Sistemas CIP

3.5.5. Sistema de Reservas Bancárias

3.6. Processos de Liquidação por saldo bruto e por saldo líquido

3.7. Clearings, Colaterização e Contraparte Central

3.8. Infraestrutura tecnológica, inovações e novos ambientes

Aulas expositivas, intercaladas com discussões e exercícios práticos.


Recursos Instrucionais

Desejável que os alunos possuam calculadora financeira ou notebook para acompanhamento dos exemplos a serem apresentados em sala.

Profissionais que atuam no segmento de cooperativas de crédito e demais interessados no conhecimentao da gestão financeira.


Conhecimentos necessários

É recomendável possuir conhecimentos de matemática financeira.

Corpo Docente ANBIMA. Entre em contato conosco pelo email cursos@cnf.org.br para mais informações sobre o instrutor do treinamento.

  Boleto Bancário
Com vencimento em 3 dias corridos após sua emissão, antes do início do curso ou até sua véspera.

  Crédito em Conta
Deverá ser realizado um depósito bancário na conta da CNF.

  Cartão de Crédito - via Site
O pagamento poderá ser parcelado em até 6 vezes (sem juros) no cartão, diretamente em nosso site, ao final do processo de inscrição.

  Cartão de Crédito - na CNF
O pagamento poderá ser parcelado em até 6 vezes. A primeira parcela deverá ser efetuada, por depósito bancário, antes da realização do treinamento, as restantes serão pagas no primeiro dia do curso com o cartão de crédito. Para definir esta opção, na etapa de pagamento marque o item: "Crédito em conta".

A nota fiscal será emitida após o término do curso.

Casos especiais deverão ser discutidos com a Área de Cursos e Eventos, pelo telefone (61) 3218-5371 ou e-mail: cursos@cnf.org.br.

A confirmação da realização do curso está sujeita a quórum. No caso de cancelamento, todo e qualquer valor pago a título de inscrição será devolvido, porém não nos responsabilizamos por gastos com passagens aéreas, traslados, hospedagem ou qualquer outra despesa.

Após a confirmação do curso, não é possível cancelar inscrições, somente substituir participantes. Para isso, contate-nos pelo e-mail cursos@cnf.org.br.

Caso não localize sua confirmação de inscrição, verifique sua caixa de e-mails (inclusive a pasta anti spam), ou contate-nos: cursos@cnf.org.br ou (61) 3218-5371.

Curso realizado por meio da parceria entre a Confederação Nacional das Instituições Financeiras (CNF) e a Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (ANBIMA). Serão conferidos certificados CNF / ANBIMA aos participantes que frequentarem 75% da carga horária prevista.

Back Office para Cooperativas - Operacionalização das Atividades