Curso

Gestão de Ativos e Passivos por meio do Modelo ALM

Objetivos


Apresentar uma visão geral e conceitual do modelo ALM e das principais técnicas de otimização utilizadas na solução deste modelo. O principal objetivo deste curso é discutir as principais vantagens e desvantagens da geração de cenários e dos resultados obtidos pelo uso deste modelo. Neste curso não serão abordados a modelagem matemática desenvolvida para a solução, o foco é a discussão do resultado gerado.

 

INVESTIMENTO

28 e 29 de agosto de 2019

R$ 1.300,00
 

Política de Descontos


Próxima Turma

 28 e 29 de agosto de 2019

> Carga Horária: 16 horas   | Horário: 9:00 às 18:00, com 1 hora de intervalo para almoço
Local: SCS, Quadra 1, Bloco F, Ed. Camargo Corrêa, 15° andar | Brasília - DF Clique para ver o mapa
Quero me Inscrever

1.   Gestão integrada de risco de mercado, crédito e liquidez

2.   O modelo de ALM e o perfil do usuário (bancos, fundos de pensão, seguradoras, etc)

3.   Benefícios e críticas ao modelo de ALM

4.   Formulação geral do problema – objetivo e restrições

5.   Principais técnicas utilizadas para resolução

6.   Problemas de recursos, limitações de cada técnica e principais desafios

7.   Geração de cenários: principais conceitos e metodologias

8.   Incorporando cenários nos modelos de ALM

9.   Aplicação prática do modelo ALM

10. Reflexão final: abordagem dos benefícios da gestão de ativos e passivos

Aulas expositivas.


Recursos Instrucionais

É necessário que os participantes tragam notebook para o acompanhamento dos exemplos práticos.

Profissionais de entidades de previdência, gestoras de recursos, bancos e profissionais de risco ou do mercado financeiro em geral, interessados em aumentar habilidades nessa área ou interesse em reciclar seus conhecimentos.


Conhecimentos necessários

Matemática financeira, estatística e conhecimento de gestão de recursos financeiros em geral.

  • No valor da inscrição estão inclusos os custos do material didático de apoio para o acompanhamento do curso, certificado de participação, coffee-break e, para as turmas realizadas em Brasília, estacionamento coberto.
  • O cancelamento da inscrição, pelo aluno, deverá ser solicitado pelo e-mail cursos@cnf.org.br.
  • Tratativas sobre a troca de participantes, ou o cancelamento de inscrição, devem ser feitas exclusivamente por e-mail e serão analisadas conforme as condições acordadas no momento da contratação e disponíveis nos Termos de Uso.
  • No caso de cancelamento por parte da CNF, todo e qualquer valor pago a título de inscrição será devolvido, porém não nos responsabilizamos por gastos com passagens aéreas, traslados, hospedagem ou qualquer outra despesa (vide Termos de Uso).
  • É vedada a captação de sons e imagens durante o curso, por qualquer equipamento eletrônico.
  • Caso não localize sua confirmação de inscrição, verifique sua caixa de e-mails (inclusive a pasta anti spam), ou contate-nos: cursos@cnf.org.br ou (61) 3218-5371.

Marco Antônio dos Santos Martins

Possui Doutorado em Administração pela UFRGS com ênfase em finanças, Mestrado em Economia pela UFRGS, sendo graduado em Ciências Contábeis pela Faculdae de Ciências Contábeis e Administrativas São Judas Tadeu (1988). Atualmente é professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), atuando principalmente nos seguintes temas: Contabilidade, Perícia e Finanças Corporativas, Gestão de Riscos e Derivativos, Mercado de Capitais e Governança Corporativa. Atua no mercado de capitais desde 1985.

  Boleto Bancário
Com vencimento em 3 dias corridos após sua emissão, antes do início do curso ou até sua véspera.

  Crédito em Conta
Deverá ser realizado um depósito bancário na conta da CNF.

  Cartão de Crédito - via Site
O pagamento poderá ser parcelado em até 6 vezes (sem juros) no cartão, diretamente em nosso site, ao final do processo de inscrição.

  Cartão de Crédito - na CNF
O pagamento poderá ser parcelado em até 6 vezes. A primeira parcela deverá ser efetuada, por depósito bancário, antes da realização do treinamento, as restantes serão pagas no primeiro dia do curso com o cartão de crédito. Para definir esta opção, na etapa de pagamento marque o item: "Crédito em conta".

A nota fiscal será emitida após o término do curso.

Casos especiais deverão ser discutidos com a Área de Cursos e Eventos, pelo telefone (61) 3218-5371 ou e-mail: cursos@cnf.org.br.

Curso realizado por meio da parceria entre a Confederação Nacional das Instituições Financeiras (CNF) e a B3 Educação. Serão conferidos certificados CNF / B3 Educação aos participantes que frequentarem 75% da carga horária prevista.

Gestão de Ativos e Passivos por meio do Modelo ALM


Confira Depoimentos de Quem já Participou deste Curso

Blog