Carrinho vazio

Curso

Gestão de Ativos e Passivos por meio do Modelo ALM

Faltam
para o início do curso

Objetivos


Apresentar uma visão geral e conceitual do modelo ALM e das principais técnicas de otimização utilizadas na solução deste modelo. O principal objetivo deste curso é discutir as principais vantagens e desvantagens da geração de cenários e dos resultados obtidos pelo uso deste modelo. Neste curso não serão abordados a modelagem matemática desenvolvida para a solução, o foco é a discussão do resultado gerado.


Próxima Turma

 17, 18 e 19 de setembro de 2018

Carga Horária: 21 horas   | Horários: dias 17 e 18 de setembro: 8h30 às 18h, com 1 hora de intervalo para almoço; dia 19 de setembro: 8h30 às 12h30
Local: Setor Comercial Sul, Quadra 1, Bloco F, Ed. Camargo Corrêa, 15º andar (sede CNF) | Brasília - DF Clique para ver o mapa
Quero me Inscrever

1.   Gestão integrada de risco de mercado, crédito e liquidez

2.   O modelo de ALM e o perfil do usuário (bancos, fundos de pensão, seguradoras, etc)

3.   Benefícios e críticas ao modelo de ALM

4.   Formulação geral do problema – objetivo e restrições

5.   Principais técnicas utilizadas para resolução

6.   Problemas de recursos, limitações de cada técnica e principais desafios

7.   Geração de cenários: principais conceitos e metodologias

8.   Incorporando cenários nos modelos de ALM

9.   Aplicação prática do modelo ALM

10. Discussão dos resultados e relatórios gerados

11. Reflexão final: abordagem dos benefícios da gestão de ativos e passivos

Aulas expositivas.


Recursos Instrucionais

Sugerimos que os participantes tragam notebook para o acompanhamento dos exemplos práticos.

Profissionais de entidades de previdência, gestoras de recursos, bancos e profissionais de risco ou do mercado financeiro em geral, interessados em aumentar habilidades nessa área ou interesse em reciclar seus conhecimentos.


Conhecimentos necessários

Matemática financeira, estatística e conhecimento de gestão de recursos financeiros em geral.

Guilherme Ribeiro de Macêdo

Doutor em Administração com ênfase em Finanças e mestre em Administração pela UFRGS. É especialista em Física Quântica pelo Centro CBPF e graduado em Engenharia Elétrica pelo IME. Consultor na área de Gestão de Riscos, professor dos cursos de MBA e Especialização da UFRGS em Porto Alegre, Gestão de Riscos da APIMEC-SUL, MBA em Mercado de Capitais da UCS, em Caxias do Sul. Atuou por dois anos no BNDES na área de Infraestrutura do Banco, especificamente com operações de project finance para financiamento de hidrelétricas e termelétricas.

  Boleto Bancário
Com vencimento em 3 dias corridos após sua emissão, antes do início do curso ou até sua véspera.

  Crédito em Conta
Deverá ser realizado um depósito bancário na conta da CNF.

  Cartão de Crédito - via Site
O pagamento poderá ser parcelado em até 6 vezes (sem juros) no cartão, diretamente em nosso site, ao final do processo de inscrição.

  Cartão de Crédito - na CNF
O pagamento poderá ser parcelado em até 6 vezes. A primeira parcela deverá ser efetuada, por depósito bancário, antes da realização do treinamento, as restantes serão pagas no primeiro dia do curso com o cartão de crédito. Para definir esta opção, na etapa de pagamento marque o item: "Crédito em conta".

A nota fiscal será emitida após o término do curso.

Casos especiais deverão ser discutidos com a Área de Cursos e Eventos, pelo telefone (61) 3218-5371 ou e-mail: cursos@cnf.org.br.

A confirmação da realização do curso está sujeita a quórum. No caso de cancelamento, todo e qualquer valor pago a título de inscrição será devolvido, porém não nos responsabilizamos por gastos com passagens aéreas, traslados, hospedagem ou qualquer outra despesa.

Após a confirmação do curso, não é possível cancelar inscrições, somente substituir participantes. Para isso, contate-nos pelo e-mail cursos@cnf.org.br.

Caso não localize sua confirmação de inscrição, verifique sua caixa de e-mails (inclusive a pasta anti spam), ou contate-nos: cursos@cnf.org.br ou (61) 3218-5371.

Curso realizado por meio da parceria entre a Confederação Nacional das Instituições Financeiras (CNF) e a B3 Educação. Serão conferidos certificados CNF / B3 Educação aos participantes que frequentarem 75% da carga horária prevista e obtiverem nota mínima de 60 pontos na avaliação final.

Gestão de Ativos e Passivos por meio do Modelo ALM


Confira Depoimentos de Quem já Participou deste Curso