Compreender o processo de governança para cooperativas de crédito com foco especificamente no sistema cooperativista à luz dos princípios gerais e das exigências do Órgão regulador.

A confirmação da realização do curso em sua versão presencial está condicionada a evolução da pandemia de Coronavírus (COVID-19) em território nacional.



Turma em Formação
Carga Horária: 16 horas
  • Conteúdo
  • Metodologia
  • Público Alvo
  • Expositor
  • Pagamento
  • Importante

Módulo I - Conceituação: Princípios e ferramentas. A Governança como instrumento para evitar crises e mitigar conflitos. Diferenciação entre sociedades de capital e sociedades de pessoas. Fundamentos para a principal diretriz de segregação de funções estratégicas e diretivas.

Módulo II - Representatividade e Participação: risco de descontinuidade pelo distanciamento entre legalidade e legitimidade. Causas e consequências. Formas de participação e como estimular a presença do cooperado nos fóruns adequados.

Modulo III - Direção Estratégica: O papel legal, regulamentar e estatutário dos Conselheiros de Administração. O princípio da orientação geral do negócio. Prestação de contas e monitoramento da diretoria executiva. Responsabilidades cíveis, criminais e administrativas. Os modelos monístico e dual e a obrigatoriedade de adoção por disposição normativa.

Módulo IV - Direção Executiva: O papel dos diretores executivos. Dedicação integral e formas de remuneração. Subordinação ao Conselho de Administração. Prestação de Contas e monitoramento de equipes. Responsabilidades cíveis, criminais e administrativas.

Módulo V – Fiscalização e Controle: O papel de cada órgão de controle. Conselho Fiscal, Auditoria Cooperativa, Auditoria Externa, Controles Internos, Compliance. Os princípios da supervisão auxiliar e sua aplicabilidade por parte do Órgão regulador.

Módulo VI – Organização Sistêmica: Importância e vantagens de pertencimento a uma estrutura piramidal. Os avanços do cooperativismo a partir da década de 2000.

Módulo VII – Desafios e Conclusões: Oportunidades e ameaças ao cooperativismo de crédito. Ajuste da eficiência em face da queda do spread bancário. As vantagens de incorporações preventivas e suas dificuldades. Avanços do cooperativismo nos últimos anos e ações ainda necessárias.

Apresentação em PowerPoint com utilização de recursos de áudios visuais, com vistas à fixação das principais diretrizes de governança cooperativa no ramo crédito.


RECURSOS INSTRUCIONAIS

É recomendável a utilização de celulares para avalição ao amparo da ferramenta Kahoot.


PERGUNTAS FREQUENTES SOBRE ESTE CURSO

Preço

R$ 1.570,00

Preço Associados

R$ 1.260,00 - Associados ANBIMA

No valor da inscrição estão inclusos os custos do material de apoio, certificado de participação, coffee-break e estacionamento coberto.

Formas de Pagamento

 

1. A vista

1.1 Boleto Bancário
Com vencimento em 3 dias corridos após sua emissão, antes do início do curso ou até sua véspera.

1.2 Crédito em Conta
Deverá ser realizado um depósito bancário na conta da CNF.

2. Parcelado:

2.1 Cartão de Crédito - via Site
O pagamento poderá ser parcelado em até 6 vezes (sem juros) no cartão, diretamente em nosso site, ao final do processo de inscrição.

2.2 Cartão de Crédito - na CNF
O pagamento poderá ser parcelado em até 6 vezes. A primeira parcela deverá ser efetuada, por depósito bancário, antes da realização do treinamento, as restantes serão pagas no primeiro dia do curso com o cartão de crédito. Para definir esta opção, na etapa de pagamento marque o item: "Crédito em conta".

A nota fiscal será emitida após o término do curso.

Casos especiais deverão ser discutidos com a Área de Cursos e Eventos, pelo telefone (61) 3218-5371 ou e-mail: cursos@cnf.org.br.

 

Data 1ª parcela

26/4/2018

Importante

1.  A confirmação da realização do curso está sujeita a quórum. No caso de cancelamento, todo e qualquer valor pago a título de inscrição será devolvido, porém não nos responsabilizamos por gastos com passagens aéreas, traslados, hospedagem ou qualquer outra despesa.

2. Após a confirmação do curso, não é possível cancelar inscrições, somente substituir participantes. Para isso, contate-nos pelo e-mail cursos@cnf.org.br.

3. Caso não localize sua confirmação de inscrição, verifique sua caixa de e-mails (inclusive a pasta anti spam), ou contate-nos: cursos@cnf.org.br ou (61) 3218-5371.

Dirigentes, gestores e outros profissionais envolvidos na administração de cooperativas de crédito.


CONHECIMENTOS NECESSÁRIOS

Conhecimento da cartilha de governança e da Resolução CMN 4.434/2015.

Corpo Docente ANBIMA. Entre em contato conosco pelo email cursos@cnf.org.br para mais informações sobre o instrutor do treinamento.

À VISTA
  Boleto Bancário
Com vencimento em 3 dias corridos após sua emissão, antes do início do curso ou até sua véspera.

  PIX
Deverá ser realizada transferência via PIX para a seguinte chave CNPJ: 01.634.120/0001-03

  Crédito em Conta
Deverá ser realizado um depósito bancário na conta da CNF.

  Cartão de Crédito - via Site
O pagamento poderá ser parcelado em até 6 vezes (sem juros) no cartão, diretamente em nosso site, ao final do processo de inscrição.

  Cartão de Crédito - na CNF
O pagamento poderá ser parcelado em até 6 vezes. A primeira parcela deverá ser efetuada, por depósito bancário, antes da realização do treinamento, as restantes serão pagas no primeiro dia do curso com o cartão de crédito. Para definir esta opção, na etapa de pagamento marque o item: "Crédito em conta".

A nota fiscal será emitida após o término do curso.

Casos especiais deverão ser discutidos com a Área de Cursos e Eventos, pelo telefone (61) 3218-5371 ou e-mail: cursos@cnf.org.br.

INFORMAÇÕES
  • No valor da inscrição dos cursos presenciais estão inclusos os custos do material didático de apoio para o acompanhamento do curso, certificado de participação, coffee-break e, para as turmas realizadas em Brasília, estacionamento coberto.

  • O cancelamento da inscrição, pelo aluno, deverá ser solicitado pelo e-mail cursos@cnf.org.br.

  • Tratativas sobre a troca de participantes, ou o cancelamento de inscrição, devem ser feitas exclusivamente por e-mail e serão analisadas conforme as condições acordadas no momento da contratação e disponíveis nos Termos de Uso.

  • No caso de cancelamento por parte da CNF, todo e qualquer valor pago a título de inscrição será devolvido, porém não nos responsabilizamos por gastos com passagens aéreas, traslados, hospedagem ou qualquer outra despesa (vide Termos de Uso).

  • É vedada a captação de sons e imagens durante o curso, por qualquer equipamento eletrônico.

  • A inscrição para os treinamentos é individual, sendo proibido o compartilhamento do link de acesso, ou material disponibilizado para o acompanhamento das aulas, com terceiros.

  • Caso não localize sua confirmação de inscrição, verifique sua caixa de e-mails (inclusive a pasta anti spam), ou contate-nos: cursos@cnf.org.br ou (61) 3218-5371.




Estrutura de Governança em Cooperativas de Crédito
Curso realizado por meio da parceria entre a Confederação Nacional das Instituições Financeiras (CNF) e a Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (ANBIMA). Serão conferidos certificados CNF / ANBIMA aos participantes que frequentarem 75% da carga horária prevista.

POLÍTICA DE DESCONTOS

Para Empresas

Desconto por nº de participantes ¹
De 3 a 5 colaboradores 10%
Acima de 5 colaboradores 15%

Desconto por pagamento antecipado ¹
Até um mês antes da realização do curso 10%

Ex-Alunos ¹
Ex-Alunos da CNF recebem 10% de desconto




Pessoas Físicas

Desconto por pagamento antecipado ²
Até um mês antes da realização do curso 10%

Traga um amigo ¹
Ganhe 15% de desconto para os dois participantes

Ex-Alunos ²
Ex-Alunos da CNF recebem 10% de desconto

¹ Descontos não cumulativos entre si ou com cupons promocionais.
² Descontos não cumulativos com cupons promocionais.