Curso

Política Econômica

Objetivos


Entender os elementos fundamentais relacionados ao modelo e aos procedimentos de execução da política econômica - com ênfase nas políticas fiscal e monetária - e suas repercussões sobre a inflação, o emprego e as decisões de investimento produtivo na economia brasileira.

Serão conferidos certificados CNF aos participantes que frequentarem 75% da carga horária prevista.


 Turma em formação

Carga Horária: 16 horas

Módulo I – Política econômica: definição, composição, e objetivos relacionados à estabilidade, ao emprego e ao crescimento.

Módulo II – Política Fiscal. Abrangência do setor público. Financiamento do setor público: tributação e dívida pública. Gasto público: composição e trajetória. Multiplicadores fiscais e efeitos crowding-in e crowding-out. Política de metas fiscais: resultado primário, resultado nominal, resultado estrutural. Dívida líquida e dívida bruta. Relação dívida/PIB e suas implicações.

Módulo III – Política Monetária. Moeda e inflação. Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). Preços administrados. Comitê de Política Monetária (COPOM). Taxa de juros: taxa básica (selic) e spread bancário. Títulos da dívida pública. Política de metas para a inflação e formação de expectativas de mercado.

Módulo IV – Política Cambial. Contas externas e balanço de pagamentos. Taxa de câmbio: real e efetiva. Indicadores de sustentabilidade externa. Risco-Brasil. Reservas internacionais e operações de swap cambial. Regime de câmbio administrado.

Módulo V – Coordenação de Política Econômica

Aulas dialogadas, análise de arranjos institucionais de política monetária e política fiscal, análise de indicadores, apresentação de vídeos, seminários.

Profissionais interessados por temas referentes à configuração e a execução da política econômica, e pelas implicações destas decisões sobre a inflação, o emprego e os investimentos na economia brasileira.


Conhecimentos necessários

Formação superior em qualquer área do conhecimento.

Entre em contato conosco pelo email cursos@cnf.org.br para mais informações sobre o instrutor do treinamento.

  Boleto Bancário
Com vencimento em 3 dias corridos após sua emissão, antes do início do curso ou até sua véspera.

  Crédito em Conta
Deverá ser realizado um depósito bancário na conta da CNF.

  Cartão de Crédito - via Site
O pagamento poderá ser parcelado em até 6 vezes (sem juros) no cartão, diretamente em nosso site, ao final do processo de inscrição.

  Cartão de Crédito - na CNF
O pagamento poderá ser parcelado em até 6 vezes. A primeira parcela deverá ser efetuada, por depósito bancário, antes da realização do treinamento, as restantes serão pagas no primeiro dia do curso com o cartão de crédito. Para definir esta opção, na etapa de pagamento marque o item: "Crédito em conta".

A nota fiscal será emitida após o término do curso.

Casos especiais deverão ser discutidos com a Área de Cursos e Eventos, pelo telefone (61) 3218-5371 ou e-mail: cursos@cnf.org.br.

A confirmação da realização do curso está sujeita a quórum. No caso de cancelamento, todo e qualquer valor pago a título de inscrição será devolvido, porém não nos responsabilizamos por gastos com passagens aéreas, traslados, hospedagem ou qualquer outra despesa.

Após a confirmação do curso, não é possível cancelar inscrições, somente substituir participantes. Para isso, contate-nos pelo e-mail cursos@cnf.org.br.

Caso não localize sua confirmação de inscrição, verifique sua caixa de e-mails (inclusive a pasta anti spam), ou contate-nos: cursos@cnf.org.br ou (61) 3218-5371.



Blog